quinta-feira, 16 de abril de 2009

II Campeonato de Jogos Matemáticos

A prática de certo tipo de jogos de tabuleiro estimula o pensar e é, sem dúvida, um passo para ganhar destreza com tópicos de matemática. Começamos simplesmente por jogar. Mas depressa passamos para um jogar pensado, numa busca das melhores decisões para atingir o objectivo do jogo. Se não jogar deixa de ter graça. E nessa procura de melhorar e aperfeiçoar o modo como jogamos, desenvolvem-se competências, nomeadamente, a de concentração, a de visualização, a de pensar primeiro e agir depois, a de pesar as opções, a de memorização, a de cálculo mental, entre tantas outras.
[baseado em "Estratégias utilizadas nos jogos do 4º CNJM" de Alda Carvalhos e Carlos Santos]


O II Campeonato de Jogos Matemáticos Escola EB 2,3 de Taíde realiza-se no dia 20 de Abril de 2009, no Pavilhão Desportivo da Escola. Neste campeonato participam alunos do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico que se inscreveram voluntariamente em um ou mais jogos.
No Campeonato de Jogos Matemáticos Escola EB 2,3 de Taíde disputar-se-ão quatro jogos, OURI, HEX, SEMÁFORO e RASTROS. Estão inscritos nos quatro jogos 1030 alunos: 200 alunos no jogo do OURI, 173 alunos no jogo do HEX, 162 alunos no jogo do SEMÁFORO e 100 alunos no jogo do RASTROS. O Campeonato decorrerá por eliminatórias sucessivas até se encontrar um vencedor por jogo.
A organização deste Campeonato de Jogos Matemáticos está a cargo dos Professores de Matemática desta escola, contando com a colaboração do Conselho Executivo, de vários Professores e Auxiliares de Acção Educativa da Escola EB 2,3 de Taíde.
A todos quantos ajudaram na realização deste evento deste já os nossos agradecimentos.
Os Professores de Matemática da Escola.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Os Pais Lêem na Escola

Orgulhamo-nos em
Saber que os nossos

Pais, no dia 10 de Fevereiro,
Aqui, vêm ler para mostrar a
Importância de
Saborear as

Letras, as palavras,…
E as histórias
Emocionantes e
Mágicas!!!

Não esqueceremos,
Ainda, os que não podem

Estar, pois
Sabemos que com eles podemos
Contar. Só assim
O nosso sonho com
Letras jamais irá
Acabar!...
5ºA

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Condutores do Amanhã

Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2009, irá decorrer uma acção de sensibilização sobre Educação Rodoviária.
A Educação Rodoviária é um processo de formação ao longo da vida do cidadão como passageiro, peão e condutor, que implica o desenvolvimento de competências que permitam viver em segurança no ambiente rodoviário, assim como o desenvolvimento de atitudes e valores como o respeito, a responsabilidade e a tolerância enquanto componentes essenciais da educação para a cidadania.
O Papel das escolas na educação e formação dos "Condutores do Amanhã" é fundamental.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dia de S.Martinho "ecológico" na Escola


No dia 11 de Novembro, como já começa a ser tradição…, o Clube da Floresta “Pinheiro Vivo” participou na organização do Almoço - Convívio de S. Martinho, na Cantina da Escola E.B. 2,3 de Taíde. Este ano, associou-se à iniciativa o Clube da Floresta da Escola do primeiro Ciclo de Porto d`Ave - “Floresta da Pequenada”. Também os Encarregados de Educação / Pais e irmãos de alunos da Escola, Professores, Auxiliares da Acção Educativa; Representantes do Agrupamento (Conselho Executivo e Conselho Geral Transitório), da Autarquia da Póvoa de Lanhoso, dos Recursos Florestais, do PROSEPE, da Confraria de Nossa Senhora de Porto D`Ave, do Centro Paroquial e ATL de Taíde puderam saborear a gastronomia da época e conhecer receitas gastronómicas com castanhas “de fazer crescer água na boca!…” O espaço foi decorado ecologicamente pelos elementos do Clube da Floresta -“Pinheiro Vivo, foi distribuído um “calendário ambiental” (marcador de livro) e um livro de versos de S. Martinho. Alguns dos trabalhos tiveram por base as obras “Provérbios”, de Judite Dias e «Castanha – uma dádiva dos deuses», de Jorge Lage. Durante o Almoço - Convívio foram recordados momentos fortes do Clube, numa encruzilhada de gerações, com a projecção de um powerpoint. Tudo isto foi enriquecido com a apresentação pública do Clube da Floresta - “Floresta da Pequenada”, que aproveitou a ocasião para entoar o Hino do Clube.
Mais uma vez, a Comunidade Educativa participou nas actividades, de acordo com o previsto no Projecto Educativo do Agrupamento Vertical de Escolas do Ave.
Em nome da Escola que representa…
O Clube da Floresta “Pinheiro Vivo”
Espera que todos tenham apreciado o “miminho”
E gostaria de agradecer a presença de todos
Os que engrandeceram, na Escola de Taíde, o Dia de “S. Martinho” !

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

HALLOWEEN


Será que estão preparados para enfrentar os desafios associados à Comemoração do "Halloween"?!!!
Hoje, dia 31 de Outubro, alunos dos 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos de escolaridade vão partilhar momentos inesquecíveis, na E.B. 2,3 de Taíde, Sede do Agrupamento Vertical do Ave. Enquanto uns visitam a "Sala do Susto", outros assistem à Sessão de Cinema, no Auditório da Escola e, à hora do almoço, todos podem conviver e saborear o "American Lunch", na Cantina da Escola.
Os alunos do 4º ano de escolaridade podem, também, conhecer e disfrutar dos diferentes espaços da Escola, de forma a preparar e orientar os alunos para o próximo ano lectivo. Tudo o que irá ocorrer, só foi possível graças ao trabalho dos alunos, dos Professores de Inglês do 2º e 3º Ciclos, dos Professores das AECs de Inglês do 1ºCiclo; à colaboração dos Professores do 1º Ciclo e ao apoio do Conselho Executivo.
Agora, aproveitem e vivam momentos assustadores, deliciosos,... simplesmente inesquecíveis!!!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação


Pequeno-Almoço Saudável

É fundamental o hábito matinal de reservar alguns minutos para a realização do nosso pequeno-almoço.
É um grande erro sair de casa sem ingerirmos aquela que é a refeição mais importante do dia, o pequeno-almoço.
Um pequeno-almoço completo deve fornecer energia e nutrientes para as primeiras horas do dia.
Um pequeno-almoço tomado pouco tempo depois de acordar evita a fraqueza e a quebra de rendimento físico e intelectual no fim da manhã.
Um pequeno-almoço saudável é a nossa mensagem para este dia Mundial da Alimentação

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, o Conselho Executivo desta escola oferece no intervalo das 10.00 - 10.20h leite e uma peça de fruta a todos os alunos que quiserem. Se pretenderes adquirir gratuitamente estes alimentos dirige-te neste intervalo aos colegas do 6º ano que estão junto ao bar.

Coordenação da Actividade: Professores de Ciências da Natureza do 2º ciclo.