No âmbito da promoção da leitura, os alunos do 7º e 8º ano de escolaridade irão receber, no dia 21 de Abril, entre as 8h30 e as 12h00, a visita do escritor Vergílio Alberto Vieira, como estratégia de motivação no que respeita ao gosto pela leitura. Por outro lado, o contacto directo com um autor, será uma experiência única para muitos discentes. quinta-feira, 16 de abril de 2009
Visita do Escritor
No âmbito da promoção da leitura, os alunos do 7º e 8º ano de escolaridade irão receber, no dia 21 de Abril, entre as 8h30 e as 12h00, a visita do escritor Vergílio Alberto Vieira, como estratégia de motivação no que respeita ao gosto pela leitura. Por outro lado, o contacto directo com um autor, será uma experiência única para muitos discentes. Semana de Leitura
Entre os dias 27 e 30 de Abril, realizar-se-á a Semana da Leitura “Abril, leituras mil”, promovida por todos os responsáveis das bibliotecas escolares do Agrupamento Vertical de Escolas do Ave.No que respeita à BE da EB 2,3 de Taíde, serão levadas a cabo as seguintes actividades: estreia do Clube de Leitura da Biblioteca; entrega dos prémios do concurso de escrita “Pequenos Grandes Escritores”; Exposição de trabalhos realizados pelos alunos na disciplina de Língua Portuguesa; a Maratona da Leitura (actividade destinada ao 2º ciclo de escolaridade e organizada pelo Departamento de Línguas); “Uma sala, um autor” (atribuição do nome de um autor a cada sala de aula); acção de formação para os docentes intitulada “Leitura:da competência ao gosto:uma reflexão”, ministrada pela Dra Teresa Silveira, Consultora do Gabinete do Conhecimento/Centro de Recursos da Administração Regional de Saúde do Norte.
A visita do escritor Vergílio Alberto Vieira, prevista para esta semana, foi antecipada devido a um imprevisto.
Concurso de Escrita
No domínio da promoção da leitura e com o objectivo essencial de promover o gosto pela expressão escrita e estimular a criatividade, a Equipa da Biblioteca Escolar da EB 2,3 de Taíde lança aos alunos do Agrupamento (do 1º Ciclo ao 9º ano de escolaridade) o desafio de escrever uma história da sua autoria.Os alunos estarão divididos pelos seguintes escalões: 1º e 2º anos; 3º e 4º anos; 5º e 6º anos; 7º, 8º e 9º anos.
O tema é livre, podendo o género literário ser poético, narrativo ou dramático.
Cada participante só pode entregar um trabalho no máximo, manuscrito, até ao dia 6 de Março, através do seu professor titular de turma ou do seu professor de Língua Portuguesa. Este, por sua vez, entrega os trabalhos na Biblioteca, cuja Equipa os fará chegar aos membros do Júri.
O vencedor de cada escalão terá direito a receber um prémio que será entregue durante a Semana da Leitura, a realizar entre os dias 27 e 30 de Abril.
II Campeonato de Jogos Matemáticos
A prática de certo tipo de jogos de tabuleiro estimula o pensar e é, sem dúvida, um passo para ganhar destreza com tópicos de matemática. Começamos simplesmente por jogar. Mas depressa passamos para um jogar pensado, numa busca das melhores decisões para atingir o objectivo do jogo. Se não jogar deixa de ter graça. E nessa procura de melhorar e aperfeiçoar o modo como jogamos, desenvolvem-se competências, nomeadamente, a de concentração, a de visualização, a de pensar primeiro e agir depois, a de pesar as opções, a de memorização, a de cálculo mental, entre tantas outras.[baseado em "Estratégias utilizadas nos jogos do 4º CNJM" de Alda Carvalhos e Carlos Santos]
O II Campeonato de Jogos Matemáticos Escola EB 2,3 de Taíde realiza-se no dia 20 de Abril de 2009, no Pavilhão Desportivo da Escola. Neste campeonato participam alunos do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico que se inscreveram voluntariamente em um ou mais jogos.
No Campeonato de Jogos Matemáticos Escola EB 2,3 de Taíde disputar-se-ão quatro jogos, OURI, HEX, SEMÁFORO e RASTROS. Estão inscritos nos quatro jogos 1030 alunos: 200 alunos no jogo do OURI, 173 alunos no jogo do HEX, 162 alunos no jogo do SEMÁFORO e 100 alunos no jogo do RASTROS. O Campeonato decorrerá por eliminatórias sucessivas até se encontrar um vencedor por jogo.
A organização deste Campeonato de Jogos Matemáticos está a cargo dos Professores de Matemática desta escola, contando com a colaboração do Conselho Executivo, de vários Professores e Auxiliares de Acção Educativa da Escola EB 2,3 de Taíde.
A todos quantos ajudaram na realização deste evento deste já os nossos agradecimentos.
Os Professores de Matemática da Escola.
No Campeonato de Jogos Matemáticos Escola EB 2,3 de Taíde disputar-se-ão quatro jogos, OURI, HEX, SEMÁFORO e RASTROS. Estão inscritos nos quatro jogos 1030 alunos: 200 alunos no jogo do OURI, 173 alunos no jogo do HEX, 162 alunos no jogo do SEMÁFORO e 100 alunos no jogo do RASTROS. O Campeonato decorrerá por eliminatórias sucessivas até se encontrar um vencedor por jogo.
A organização deste Campeonato de Jogos Matemáticos está a cargo dos Professores de Matemática desta escola, contando com a colaboração do Conselho Executivo, de vários Professores e Auxiliares de Acção Educativa da Escola EB 2,3 de Taíde.
A todos quantos ajudaram na realização deste evento deste já os nossos agradecimentos.
Os Professores de Matemática da Escola.
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Os Pais Lêem na Escola
Orgulhamo-nos em
Saber que os nossos
Pais, no dia 10 de Fevereiro,
Aqui, vêm ler para mostrar a
Importância de
Saborear as
Letras, as palavras,…
E as histórias
Emocionantes e
Mágicas!!!
Não esqueceremos,
Ainda, os que não podem
Estar, pois
Sabemos que com eles podemos
Contar. Só assim
O nosso sonho com
Letras jamais irá
Acabar!...
5ºA
Orgulhamo-nos em
Saber que os nossos
Pais, no dia 10 de Fevereiro,
Aqui, vêm ler para mostrar a
Importância de
Saborear as
Letras, as palavras,…
E as histórias
Emocionantes e
Mágicas!!!
Não esqueceremos,
Ainda, os que não podem
Estar, pois
Sabemos que com eles podemos
Contar. Só assim
O nosso sonho com
Letras jamais irá
Acabar!...
5ºA
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Condutores do Amanhã
Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2009, irá decorrer uma acção de sensibilização sobre Educação Rodoviária.A Educação Rodoviária é um processo de formação ao longo da vida do cidadão como passageiro, peão e condutor, que implica o desenvolvimento de competências que permitam viver em segurança no ambiente rodoviário, assim como o desenvolvimento de atitudes e valores como o respeito, a responsabilidade e a tolerância enquanto componentes essenciais da educação para a cidadania.
O Papel das escolas na educação e formação dos "Condutores do Amanhã" é fundamental.
Etiquetas:
Cidadania,
Cidadão,
Condutores,
Educação,
Formação,
Rodoviária
Subscrever:
Mensagens (Atom)
