quarta-feira, 4 de junho de 2008

CAMPEONATO DE JOGOS MATEMÁTICOS

Bem-vindos ao

CAMPEONATO DE JOGOS MATEMÁTICOS

ESCOLA EB 2,3 DE TAÍDE
5 DE JUNHO DE 2008


A prática de certo tipo de jogos de tabuleiro estimula o pensar e é, sem dúvida, um passo para ganhar destreza com tópicos de matemática. Começamos simplesmente por jogar. Mas depressa passamos para um jogar pensado, numa busca das melhores decisões para atingir o objectivo do jogo. Se não jogar deixa de ter graça. E nessa procura de melhorar e aperfeiçoar o modo como jogamos, desenvolvem-se competências, nomeadamente, a de concentração, a de visualização, a de pensar primeiro e agir depois, a de pesar as opções, a de memorização, a de cálculo mental, entre tantas outras.

[baseado em "Estratégias utilizadas nos jogos do 4º CNJM" de Alda Carvalhos e Carlos Santos]


O Campeonato de Jogos Matemáticos Escola E,B 2,3 de Taíde realiza-se no dia 5 de Junho de 2008, no Pavilhão Desportivo da Escola. Neste campeonato participam alunos do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico que se inscreveram voluntariamente em um ou mais jogos.
No Campeonato de Jogos Matemáticos Escola E,B 2,3 de Taíde disputar-se-ão três jogos, AMAZONAS, HEX, SEMÁFORO. Estão inscritos nos três jogos 455 alunos: 76 alunos no jogo do Amazonas, 236 alunos no jogo do Hex e 143 alunos no jogo do Semáforo. O Campeonato decorrerá por eliminatórias sucessivas até se encontrar um vencedor por jogo.
A organização deste Campeonato de Jogos Matemáticos está a cargo dos Professores de Matemática desta escola, contando com a colaboração do Conselho Executivo, de vários Professores e Auxiliares de Acção Educativa da Escola E,B 2,3 de Taíde.
A todos quantos ajudaram na realização deste evento deste já os nossos agradecimentos.


Os Professores de Matemática da Escola.

Sem comentários: