quarta-feira, 11 de junho de 2008

VI FEIRA DA PRIMAVERA

Parecem momentos recentes, mas já lá vão sensivelmente 365 dias! Será que ainda nos lembrámos… ou será melhor observar os registos! Como já está próxima mais uma Feira da Primavera, estamos a preparar tudo para que a Comunidade Educativa desfrute desse Dia em que os livros escolares ficam em casa… Não se esqueçam de juntar alguns “troquitos” e boa disposição para gastar ao longo do dia 14 de Junho 2008. Pela manhã, à semelhança de outras ocasiões, realiza-se a feira propriamente dita com algumas surpresas e, da parte da tarde, poderemos apreciar as nossas tradições com a actuação dos Ranchos Folclóricos de Porto D`Ave e Garfe, peças de teatro com os mais variados intervenientes, Grupo de Cavaquinhos, entrega de prémios e muito mais!!! No decorrer das actividades haverá “tendinhas – bar” para petiscar qualquer coisa e, a partir das doze horas, poder-se-á almoçar na Cantina da Escola em troca da senha comprada antecipadamente.
Apareçam, divirtam-se e… guardem mais uma Feira da Primavera na vossa memória!...

A Comunidade Escolar

AGRADECIMENTO

Estimados Colegas

Os Professores de Matemática desta Escola vêm por este meio expressar a sua gratidão ao Conselho Executivo e a todos os Colegas e Auxiliares de Acção Educativa que ofereceram a sua colaboração na realização do Campeonato de Jogos Matemáticos da Escola EB 2,3 de Taíde, levado a cabo no passado dia 5 de Junho de 2008.

Merecem-nos particular realce, dada a incondicional disponibilidade, o Manuel Joaquim Araújo e a Rosalina China, pela elaboração dos materiais usados nos Jogos. O Jorge Braz, o José Afonso e o José Carlos Silva, pela dinamização das actividades desportivas de complementaridade aos Jogos.

Também foi graças ao vosso empenho que conseguimos proporcionar à quase totalidade dos alunos da escola uma visão diferente da matemática, pedagogicamente mais atractiva e enriquecedora.

Sem a vossa ajuda o Campeonato de Jogos Matemáticos ficaria mais pobre. Por tudo isso, e particularmente em nome dos alunos, aceitem o nosso profundo agradecimento.

Bem Hajam


Escola EB 2,3 de Taíde, 11 de Junho de 2008


Os Professores de Matemática

quinta-feira, 5 de junho de 2008


Dia 05 de Junho, mais uma vez lembrado como o Dia Mundial do Ambiente, é uma data especial para ensinar a respeitar e preservar o meio ambiente.



Definido pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em 1972 para marcar o início da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, o dia 5 de Junho é comemorado todos os anos em mais de 100 Países.




O ambiente é que nos dá vida
Que nos ajuda a respirar
E a sentir a frescura que há no ar!
O ambiente dá-nos calor
Ajuda-nos a sonhar
Com a união da humanidade
Para o ambiente ajudar.
As paisagens verdejantes
São umas das maravilhas do mundo
Mas estão a desaparecer
Vamos ajudá-las a crescer!

Inês e Sofia – 6ºA


O Clube da Floresta – Pinheiro Vivo - deseja à Comunidade Escolar um saudável DIA do AMBIENTE!...

quarta-feira, 4 de junho de 2008

CAMPEONATO DE JOGOS MATEMÁTICOS

Bem-vindos ao

CAMPEONATO DE JOGOS MATEMÁTICOS

ESCOLA EB 2,3 DE TAÍDE
5 DE JUNHO DE 2008


A prática de certo tipo de jogos de tabuleiro estimula o pensar e é, sem dúvida, um passo para ganhar destreza com tópicos de matemática. Começamos simplesmente por jogar. Mas depressa passamos para um jogar pensado, numa busca das melhores decisões para atingir o objectivo do jogo. Se não jogar deixa de ter graça. E nessa procura de melhorar e aperfeiçoar o modo como jogamos, desenvolvem-se competências, nomeadamente, a de concentração, a de visualização, a de pensar primeiro e agir depois, a de pesar as opções, a de memorização, a de cálculo mental, entre tantas outras.

[baseado em "Estratégias utilizadas nos jogos do 4º CNJM" de Alda Carvalhos e Carlos Santos]


O Campeonato de Jogos Matemáticos Escola E,B 2,3 de Taíde realiza-se no dia 5 de Junho de 2008, no Pavilhão Desportivo da Escola. Neste campeonato participam alunos do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico que se inscreveram voluntariamente em um ou mais jogos.
No Campeonato de Jogos Matemáticos Escola E,B 2,3 de Taíde disputar-se-ão três jogos, AMAZONAS, HEX, SEMÁFORO. Estão inscritos nos três jogos 455 alunos: 76 alunos no jogo do Amazonas, 236 alunos no jogo do Hex e 143 alunos no jogo do Semáforo. O Campeonato decorrerá por eliminatórias sucessivas até se encontrar um vencedor por jogo.
A organização deste Campeonato de Jogos Matemáticos está a cargo dos Professores de Matemática desta escola, contando com a colaboração do Conselho Executivo, de vários Professores e Auxiliares de Acção Educativa da Escola E,B 2,3 de Taíde.
A todos quantos ajudaram na realização deste evento deste já os nossos agradecimentos.


Os Professores de Matemática da Escola.