quinta-feira, 24 de abril de 2008

Escolas Livres de Tabaco

É na escola que os jovens passam grande parte do seu tempo e muitos fumadores iniciam os seus consumos. Por outro lado, a escola, como espaço organizado de aprendizagens e de crescimento, como comunidade relacional, reúne as melhores condições para realizar acções preventivas eficazes.
Na nossa escola, os alunos do 7º A, B e C, juntamente com os seus Directores de Turma, alguns professores e o Espaço mais Saúde estão a realizar e participar em actividades no âmbito do programa "Querer é Poder", em sintonia com o Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso. Aliás, já tiveste uma amostra na festa da Família, que decorreu no Natal... a peça de teatro representada pelo 7ºB "Nicotina e Chocolate"
Mantem-te actualizado, pois dia 30 de Maio e 3 de Junho poderás ver, ouvir manifestações sentidas, reflectidas e encenadas ...
Aguarda notícias nossas!
Entretanto, clica mais abaixo e divulga a mensagem "Quem se mete com a Nicotina nunca mais atina!", dizia o cigarro reformado da peça referida atrás.
Prof. Maria José Morais

terça-feira, 22 de abril de 2008

CONVITE À POESIA

A Convidada
A brasileira Larissa Lamas Pucci, “poeta-menina”, autora do livro “Flor de Madeira", "que tira luas dos bolsos da infância/ e as espalha no firmamento/ Quentes como sóis de Verão / Subvertendo a noite”

O Ponto de Encontro
No auditório, durante a manhã de 11 de Abril, com a Larissa, os alunos de 7º e 8º anos e seus professores puderam respirar poesia, partilhar saberes e cumplicidades, provando que a poesia “não tem hora nem idade

Quem Convida
Prof. de Língua Portuguesa M.J. Morais em nome da EB2,3 de Taíde. Dentro do programado para o Plano Nacional de Leitura (PNL) e das actividades da Equipa da Biblioteca, procura-se provar que os livros são pequenas viagens na eterna busca por quem se é, os quais nos podem ajudar a encontrar a forma de estar no mundo e de lhe atribuir sentido
Prof. Maria José Morais

sábado, 19 de abril de 2008

SCRATCH

O Scratch é uma linguagem de programação muito simples e intuitiva, que pode ser utilizada por jovens e adultos, que queiram iniciar-se no mundo da programação.
O programa também existe na versão portuguesa e o download pode ser realizado em http://scratch.mit.edu/.
Experimenta!

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Fórum de Leitura

Que faz um livro viver?
Quantas vezes se põe esta questão!
A resposta, segundo creio é simples.
Um livro vive devido à recomendação apaixonada que um leitor faz a outro.”
Henri Miller, in Os Livros da Minha Vida

Estes encontros de Partilha de leituras, de impressões e de expressões aparecem inseridos no Projecto do Departamento de línguas da Escola EB 2, 3 de Taíde, no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
Alunos de Língua Portuguesa do 6º, 7º, 8º e 9º anos e respectivas professoras, que assumem a coordenação/orientação dos trabalhos, encontram-se no auditório da escola uma vez por período para partilhar leituras, impressões e expressões.

Esta iniciativa une o 6º A e 7ª B; o 7ºA e 9º B e o 7º C e 8ºA durante 90 min.

Aguardem pelo impacto! Nós vamos dar notícias! Numpágina bem perto de ti!
Professoras responsáveis

EXPOSIÇÃO Coisas de Mulher(es)

A Exposição de Pintura Coisas de Mulher (es) , que decorreu entre 18 Fevereiro e 11 de Abril de 2008, na Biblioteca Escolar da Escola E. B. 2,3 de Taíde, foi promovida pela prof. Maria José Morais para todos os alunos do 7ª ano, em sintonia com actividades do Plano Nacional de Leitura. Daí que a actividade em destaque se insira na disciplina de Expressão Verbal, intitulando-se: LER IMAGENS FIXAS.

O dia internacional da Mulher, 8 de Março, foi o mote para esta iniciativa, prestando também uma homenagem à MULHER, “Ser que te atreves e te moves/ Numa dança delicada”.

Após proposta para estabelecer relações de intertextualidades a partir de
14 pequenas telas da autoria da prof., os alunos apresentaram e registaram as suas criações baseados em preferências e sensibilidades. Uns relacionaram uma tela com um texto verbal, outros com outra tela eou com fotografia - Intertextualidade.

Vê na página do Plano Nacional de Leitura (clica mesmo aqui ao lado)
o resultado de algumas aulas marcadas pela ousadia, entusiasmo, inovação, mas também pela insegurança, dúvida e resistência à novidade…
Prof. Maria José Morais

PROVA DE PADDY-PAPER AMBIENTAL

Dia 22 de Abril “DIA MUNDIAL DA TERRA” pelas 9,15 horas vai decorrer no recinto da escola e nos Terreiros da Confraria de Nª Sª de Porto d’Ave uma prova de peddy-paper no âmbito do Plano de Actividades do Clube da Floresta “Pinheiro Vivo” e contará com a Participação dos alunos das Escolas Básicas 2,3, de Taíde, Professor Gonçalo Sampaio, Briteiros e Secundária da Póvoa de Lanhoso.

Pede-se aos alunos Participantes para não dispensarem a leitura do regulamento da prova bem como da necessidade de verificarem o Seu trajecto. Ambos os documentos estão afixados em vários locais da escola.
No dia da Prova os alunos participantes devem dirigir-se à entrada da escola (PBX) e permanecerem junto dos respectivos Professores.


Atenção ao Horário de participação: 9,15 horas o 2º Ciclo e 10.15 o 3º Ciclo.

Alice Vieira

Alunos desta escola efectuaram a leitura orientada dos livros de Alice Vieira Trisavó de Pistola à Cinta e outras histórias, Eu Bem Vi Nascer o Sol (5º ano) e Leandro, Rei da Helíria (7º ano e CEF- Jardinagem).

Os alunos estão envolvidos em actividades diversas que incidem na vida e obras da escritora (ver página da escola).

Aguardamos a sua vinda à nossa escola...
Entretanto, vai à Biblioteca e viaja nas histórias dos livros desta escritora de literatura infanto-juvenil. Lembra-te: Ler é Poder...
Equipa da Biblioteca Escolar